Onicocriptose

Unha encravada

A unha encravada, ou onicocriptose, é uma condição dolorosa  causada pelo crescimento de parte da unha em direção à pele, ou por acumulo de pele sobre a unha provocando lesão da mesma. Costuma ser mais frequente no hálux, mais conhecido como dedão do pé, mas pode ocorrer em todos os dedos e alguns casos não menos comum afetar os dedos das mãos.

Algumas pessoas já têm certa predisposição para unhas encravadas, por conta de características da unha ser mais curva ou mais espessas. Contudo as causas mais predominantes são o corte incorreto, sapatos apertados ou ainda por trauma como queda de objetos por exemplo,  provocando sobre  a unha maior afluxo sanguíneo, o que propicia uma pressão da pele do sulco ungueal e consequente ruptura da mesma, facilitando a penetração de bactérias, provocando a unha encravada com infecção.

Quadro clínico

Se não tratada, pode formar um granuloma piogênico, onde existe um acúmulo de pus, e a pele ao redor fica inflamada. O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar muita dor, essa lesão sangra facilmente.

TRATAMENTO:

Inicialmente, é importante frisar que o tratamento da unha encravada deve ser realizado por um profissional capacitado . Não tente solucionar o problema sozinho o quadro pode se agravar levando a patologias mais sérias.

Nosso profissionais são habilitados para  realizar o tratamento para unhas encravadas, um corte correto com a remoção da lesão poderá dar o alívio imediato da dor. Os resultados de cicatrização são alcançados em dias, porém vale ressaltar  que a extração completa da unha deve ser evitada, pois ela, certamente, encravará de novo quando crescer, por esse motivo o acompanhamento deve ser feito periodicamente, no podólogo pois os casos são ímpares e merecem cuidados especiais conforme a sua necessidade. Em casos mais graves há a recomendação do uso de órteses (link).

Quando o tratamento é acompanhado de forma correta, as taxas de recidiva são baixas, desde que o paciente evite os hábitos que o levaram a desenvolver o problema tratando para que ele minimize ou desapareça de vez.

PREVENÇÃO

Fazer o corte corretamente das unhas é um dos principais métodos de prevenção porém essa técnica pode  sofrer variação de acordo com o formato de cada unha, outra orientação é evitar remover demasiadamente as bordas laterias.

Um bom tratamento aliado com o corte preventivo pode minimizar ou desapareça de vez com esse tipo de problema.