Verruga Plantar

Olho de Peixe

As verrugas plantares são lesões duras, de crescimento granulado e geralmente aparecem na sola dos pés, nas áreas que sofrem maior pressão. Esta pressão pode também causá-las por baixo de uma camada dura, grossa de pele (calo). Essas verrugas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). O vírus entra no seu corpo através de pequenos cortes, rachaduras, locais contaminados assim como materiais não contaminados e não esterilizados.

A maioria das verrugas plantares não é um problema de saúde grave, mas pode causar desconforto ou dor ao caminhar e em exercícios de impacto.

Os sinais e sintomas são:
- A lesão geralmente se apresentam no formato redondo e muitas vezes passam desapercebidas por serem pequena, podendo ser facilmente confundida com calo. Sua aparência carnuda, áspera de crescimento granulado, podem se desenvolver parte inferior dos pés; porém podem acomenter as cutículas das mãos.
- Algumas verrugas apresentam, pontinhos pretos, que são pequenos vasos de sangue coagulados.
- Dor ou sensibilidade ao caminhar ou ficar em pé.

TRATAMENTO:

- Ácidos - Podem ser feito com o uso de uma pomada à base de ácido acetilsalicílico indicada ou através da aplicação do ácido em sua forma líquida por exemplo. O tratamento é lento e pode demorar mais de 30 dias, dependendo da quantidade e do tamanho da lesão. Os efeitos colaterais incluem queimação e ardor.

- Laserterapia (LINK) - o laser terapêutico cauteriza os minúsculos vasos sanguíneos e o tecido lesionado. O tecido infectado promove uma melhor resposta na cicatrização e regeneração da pele.

RECOMENDAÇÕES

• CUIDADO: Não faça uso de calicidas (ácidos) sem o acompanhamento de um profissional capacitado. Nessa tentativa, você pode provocar infecções e reinfecções com consequências graves; especialmente em pacientes diabéticos.

Porém vale lembrar que por ser contagiosa a lesão pode se espalhar, e tornar o tratamento mais prolongado, por isso nos primeiro sintomas procure um de nosso profissionais.