Onicomicose

Micose

Vaidade à parte, manter as unhas bem cuidadas é uma questão de saúde também. Embora tenham as mesmas causas, as micoses de unha e de pele diferem em importantes aspectos, como sintomas e tipo de tratamento.

A onicomicose, ou micose de unha, se dá pela contaminação por fungos e são vários os tipos que podem estar envolvidos no desenvolvimento da onicomicose dentre eles estão os fungos dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatófitos. Podendo evoluir para uma infecção fúngica muito comum e contagiosa que se desenvolve principalmente na pele, pé de atleta.

Porém na pele, a micose provoca manchas e, algumas vezes, coceira e descamação, enquanto a onicomicose é assintomática e só é percebida por causar deformidades, mudança de coloração prejudicando a aparência das unhas.

TRATAMENTOS:

O tratamento da micose de unha deve ser feito com medicação tópica, associado ou não a medicamentos orais. As medicações podem se apresentar em forma de esmalte, óleos, cremes e pomadas. O tempo de tratamento da onicomicose também é diferente. Como crescimento da unha é mais lento, cerca de oito meses a um ano para unhas dos pés e seis meses para mãos, quando o fungo atinge a matriz, o tratamento levar mais de um ano.

Ao mesmo tempo, o paciente vai ao podólogo que fará um corte das unhas, com desbaste e retirada de toda parte comprometida. Orienta-se fazer sessões mensais para preservar a higiene das unhas.

A Art Pé utiliza um tratamento inovador chamado de laserterapia (link) que auxilia no tratamento, acelerando o processo de crescimento da unha sadia e potencializando a ação da medicação, e a eliminação dos fungos.

Não somente nas unhas dos pés podem surgir a onicomicose nas unhas das mãos, as micoses costumam surgir quando há muito contato com água e sabão ou quando a unha passou por um procedimento de manicure muito agressivo, que provoca lesões, facilitando a entrada do fungo. Algumas situações que provocam traumas constantes, como a digitação, também facilitam o descolamento da unha e a entrada do fungo. Nos pés, a incidência da onicomicose é maior em decorrência do uso de calçados fechados, que criam um ambiente úmido e quente; em casos de evolução da doenças as unhas muda de coloração e muitas vezes torna-se espessa, o que pode promover o surgimento de unha encravada (link). Batidas e pressão nos pés também podem descolar as unhas, principalmente em práticas esportivas.

PREVENÇÃO

- Manter as unhas sempre secas e fazer as unhas sem provocar traumas e lesões nas cutículas,

- É importante também usar sapatos confortáveis, evitando modelos que apertem os dedos ou provocando atrito da unha com o sapato.

- Evitar o uso constante de sapatos de salto alto e bico fino, que comprimem os dedos e as unhas por causa do estreitamento no formato.

Lembrando que onicomicose é contagiosa sendo transmitida pelo compartilhamento de calçados, contato com objetos infectados ou água contaminada. No entanto, algumas pessoas têm uma deficiência imunológica específica contra fungos e estão mais predispostas a manifestarem a doença.