Diabéticos

Cuidados com pés de diabéticos

O cuidado com o diabetes normalmente é complexo e demorado. As mudanças de estilo de vida e os efeitos adversos do tratamento, fazem do autocuidado e da educação para as pessoas com diabetes, peças centrais na prevenção das complicações que a doença pode causar.

O diabetes apresenta alta morbimortalidade, com perda importante na qualidade de vida. Está associado à hiperglicemia e a um maior risco de eventos cardiovasculares, alterações renais e oftalmológicas, neuropatia periférica, úlceras e amputações de membros inferiores. Úlceras de pés e amputação de extremidades são as complicações mais graves. Sua prevenção primária visa prevenir neuropatia e vasculopatia. Por isso, faz-se necessário o monitoramento de um conjunto de fatores que eleva o risco de úlcera e amputação de extremidades, tornando sua prevenção mais efetiva.

Cuidados fundamentais a serem observados:
• Examinar os pés diariamente. Se necessário, pedir ajuda a familiar ou usar espelho;
• Procura ajuda especializada se tiver calos, rachaduras, alterações de cor ou úlceras;
• Cortar as unhas de forma reta, horizontalmente;
• Vestir sempre meias limpas, preferencialmente de lã, algodão, sem elástico;
• Calçar sapatos que não apertem, de couro macio ou tecido. Não usar sapatos sem meias;
• Sapatos novos devem ser usados aos poucos. Usar inicialmente, em casa, por algumas horas por dia;
• Nunca andar descalço, mesmo em casa;
• Lavar os pés diariamente, com água morna e sabão neutro. Evitar água quente. Secar bem os pés, especialmente entre os dedos.

A aplicação de laserterapia tem ganhado um espaço considerável no tratamento das feridas em pés diabéticos. Esta terapia é realizado com um equipamento laser de baixa potência, cuja energia é absorvida pelas células doentes do corpo. Esta energia aumenta a microcirculação local e restabelece a produção de ATP celular (energia) promovendo cicatrização, ação anti-inflamatória e analgésica no local da irradiação.

Em diabéticos a laserterapia pode tratar doenças como:

• Feridas de diabéticos: O laser terapêutico pode ser usado para reduzir , promove regeneração celular diminuindo o tempo de cicatrização da lesão, como mal perfurante (LINK) plantar ou ferida varicosa.
  • Calos infeccionados (LINK): promove analgesia, acelera o processo de cicatrização.
  • Freiras e rachaduras (LINK): promove cicatrização da lesão

A melhor forma de prevenir complicações é o diagnóstico e controle precoce do diabetes associado aos cuidados com os pés. Procure um de nossos profissionais e agende sua consulta, e conheça a laserterapia para pés diabéticos.